sábado, 7 de abril de 2012

Os dias anterior ao domingo de páscoa

O primeiro dia da Semana Santa é o domingo anterior ao de Páscoa – chamado Domingo de Ramos – e lembra a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém após os 40 dias em que ficou no deserto em reflexão e jejum. Os dias seguintes são de vigília até a Quinta-Feira Santa, quando é lembrada a Última Ceia de Cristo com os 12 Apóstolos.
Nesse dia, antes da refeição, Jesus lavou os pés dos discípulos, gesto reproduzido pelas igrejas na Missa do Lava-Pés. Também na Quinta-Feira Santa é quando Judas Iscariotes entrega Jesus, em troca de trinta moedas de prata, para em seguida ser preso e condenado à morte.
Na Sexta-Feira Santa, Cristo é crucificado e morto. É o dia em que se instituiu a tradição pelos católicos de não comer carne vermelha como gesto de sacrifício pela morte de Jesus.
O Sábado de Aleluia é um dia de vigília dedicado à oração para lembrar o sofrimento de Cristo, quando se faz a tradicional malhação de Judas, normalmente ao meio-dia. No Brasil, é comum enfeitar o boneco com máscaras de políticos, técnicos de futebol e outras personalidades.
O Domingo de Páscoa é o dia da ressureição de Jesus. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ficou por três dias. É o dia santo mais importante da religião cristã. Em Minas Gerais, por exemplo, as cidades históricas de Tiradentes, Ouro Preto, Mariana e Diamantina forram suas ruas com tapetes coloridos por onde passam os cortejos de Páscoa.
Já a tradição dos ovos de chocolate e do coelhinho da Páscoa não é um costume religioso, mas sim uma celebração de origem pagã para se comemorar a primavera (estação que começa na mesma época no hemisfério norte). É uma referência a rituais antigos que celebravam a fertilidade, por isso o símbolo do coelho, o renascimento e a vida. No começo, havia a troca de ovos pintados e, depois, os chocolates entraram na história pela mão dos franceses no século 18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário