domingo, 4 de março de 2012

Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba - Novo Espaço Cultural

Instituto Histórico faz 58 anos e inaugura novas instalações

Felipe Shikama
felipe@jornalipanema.com.br

Há exatos 58 anos, o monsenhor Luiz Castanho de Almeida rubricava, na condição de presidente, a ata de fundação do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS). A cerimônia, ao lado dos demais membros fundadores ocorrera na sala de sua própria casa, um sobrado das ruas Rui Barbosa e Isaac Pacheco, no bairro Além Ponte.

Definido por Sérgio Buarque de Holanda como “mestre incomparável da história do sul e de São Paulo”, Padre Castanho, como era chamado pelos amigos, foi o idealizador do Instituto que, segundo o atual presidente, professor Adilson Cezar, “tem como grande finalidade o culto da história, da geografia e das ciências correlatas relativas a Sorocaba e região”.

Na condição de escritor, sob o pseudônimo de Aluísio de Almeida, padre Castanho escreveu 22 livros que, juntamente com a criação do IHGGS, compõem seu importante legado para a história de Sorocaba. Depois ter sido sediado em vários locais, como o extinto prédio da Ação Católica, ao lado da Catedral, o Instituto Histórico retornou à sua morada: a casa onde Padre Castanho morou, até sua morte, em 1981. Natural de Guareí, ele fixou residência em Sorocaba em 1933, quando foi designado para assumir a paróquia de Bom Jesus dos Aflitos.

Neste sábado (3), data de aniversário de fundação do IHGGS, será inaugurado o prédio anexo à chamada “Casa Aluísio de Almeida”, que, segundo a diretoria da entidade, vai oferecer todas as condições para a realização de pesquisas sobre a história de Sorocaba. “Hoje, diante dos moldes empresariais contemporâneos, é realmente um esforço heróico essa nossa realização” comemora Adilson Cezar.

Com 670 metros quadrados, o prédio moderno, projetado pelo arquiteto Ricardo Bandeira, fica ao lado do antigo sobrado, em terreno cedido pela prefeitura em forma de comodato. “Foi construída da forma mais primitiva possível, ou seja, na base do pedido. Pedimos doações de particulares e solicitações ao governo do estado e governo municipal e obtivemos deles uma parceria muito intensa e conseguimos recursos financeiros para a realização da obra”.

Presidente da Comissão de Construção e coordenador do projeto de ampliação, o médico Mário Cândido de Oliveira Gomes acrescenta que a ampliação do Instituto teve o desafio de unir com harmonia o antigo com o moderno. Concepção, aliás, apontada por ele como uma tendência em diversos museus do mundo. “A casa do monsenhor [onde era o IHGGS] vai continuar exatamente igual. Vamos transformá-la em museu, com os livros que ele escreveu e vários objetos importantes”, destaca. Além disso, a chamada Casa Aluísio de Almeida também continuará abrigando a parte administrativa do Instituto”, afirma.

Novo espaço
Já o novo espaço contará com auditório com capacidade para 82 pessoas (que pode ser ampliado), sala de estudos e até uma lanchonete. “Também vamos ter uma área muito ampla, com pé direito alto, para exposições e eventos. Então, o artista que quiser expor quadros, esculturas, enfim, qualquer tipo de manifestação artística, vai ter essa área à disposição”, antecipa o médico.

Segundo Adilson Cezar, com o novo prédio, o Instituto Histórico pretende realizar ciclos de palestras de história, para discutir problemas da história de Sorocaba. “Foi dentro do nosso instituto que fui discutido a data correta da fundação de Sorocaba”, exemplifica, destacando a importância da entidade.

Gomes ressalta que boa parte do acervo do Instituto estará disponível em formato digital, para facilitar as pesquisas de todos os interessados. “Além disso, para dar mais suporte aos historiadores da cidade e enriquecer o nosso acervo, que hoje é de mais de nove mil livros, estamos aceitando doação de todos os livros históricos, que muitas vezes ficam em casa, de lado”, comenta.

Além dos atuais 146 sócios efetivos, a atual diretoria do IHGGS planeja criar em breve a figura dos sócios jurídicos, cuja contrapartida dada aos empresários que se associarem seria a cessão de uso do espaço para realização de eventos. “A ideia é convidar Indústrias, por exemplo, a pagarem uma quantia para ficarem sócios. Com isso, nós temos um meio de manutenção do Instituto que é fundamental porque agora vamos ter uma série de profissionais para o apoio. E, ao mesmo tempo, as industrias ganham um espaço muito interessante para a realização de eventos, seminários e workshops”, comenta o presidente.

Serviço
O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) fica na rua Rui Barbosa, 84, Além Ponte. Informações pelo telefone: (15) 3231-1669 ou pelo site http://www.ihggs.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário